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sexta-feira, 25 de abril de 2014

A ferramenta mais debatida na educação

  Nos dias atuais, o computador se tornou uma ferramenta de aprendizagem, podendo desenvolver habilidades intelectuais, facilitando assim o indivíduo de descobrir suas potencialidades e sua criatividade.Sendo assim, o computador na educação é fundamental, porque o indivíduo aprende a aprender, através da busca , da investigação , da descoberta e da invenção .
  Para as escolas terem seus alunos entrelaçados por meio de redes virtuais é uma novidade e um avanço no aprendizado, como demostram experiencias pelo mundo todo, porém muita ainda isoladas. Pesquisando sobre o assunto , acabei lendo na resvita VEJA  um  exemplo que vem do Japão, estudar em rede lá se tornou uma febre. Com o computador, os alunos dividem as etapas de um experimento de física e se lançam em longos debates literários, tudo através da internet. 
   Vários especialista afirmam que o computador pode sim ajudar na educação, porém tudo depende de como se faz uso da tecnologia. No Brasil vários projetos que o governo pretende implantar, lá fora tiveram resultados desastrosos como nos Estados Unidos, as escolas distribuíram laptops aos alunos, mas concluíram que o alto investimento não havia valido, pnão havia contribuído no desempenho escola, pior os alunos perdiam tempo em chats e ainda tentavam driblar a segurança das navegações para acessar sites pornográficos. Em escolas brasileiras , nas salas informatizadas se vê coisas muito semelhantes. 
   A principal causa do fracasso de tais programas é a falta de preparo dos professores. Diz a psicóloga Afira Ripper, discípula de Seymour Papert no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT): "Está provado que o computador não surte efeito na classe de um mau professor".
   As experiências brasileiras de levar computadores às escolas públicas, até então, foram um fiasco. Elas esbarraram em dificuldades básicas,uma serie  de observação de trinta escolas brasileiras equipadas com computador e traçou um cenário desolador. A metade das máquinas acumulava pó nos laboratórios porque careciam de manutenção ou eram ignoradas pelos professores, que muitas vezes não sabiam sequer ligar o equipamento. Porém ainda restam esperanças em projetos onde se levaria laptops para os alunos das redes públicas, aumentar a quantidade de professores experientes na área de tecnologia para suprir as necessidades que irá surgir. Só assim, o Brasil irá dar oportunidades aos alunos que tem interesse em utilizar o computador para o melhor desempenho escolar, os laptops poderão ampliar o horizonte de crianças pobres.

Referências :
Matéria Veja
Artigo UNITAU
Pedagogia em foco 

 





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